Épico Restaurante
decantação vinho

5 Passos Para Decantar Vinho

Saiba qual a importância de decantar um vinho, e porque deve ser feito.

A decantação do vinho – técnica denominada pela Sommelier Gabi Frizon como “a arte de separar o vinho das borras” – é um serviço realizado por profissionais com o objetivo de arejar o vinho, principalmente se o mesmo for antigo. No entanto, pode perfeitamente ser realizado por si. Siga os passos deste artigo e saiba como decantar o seu vinho! 

1º Passo – Preparação De Mise En Place
Vinho Portugal
Créditos da imagem: Forma Utilidades Domésticas

Antes de começar a trabalhar, é importante garantir que tem todos os utensílios necessários. A mise en place (nome técnico para a preparação e separação de todos os ingredientes e materiais) para decantar o seu vinho deve contar com: decanter, saca-rolhas, guardanapo de serviço, uma taça para fazer a degustação e berço decantador (caso não tenha, deixe a garrafa na posição vertical algumas horas antes da decantação de modo a poder separar os resíduos do líquido). 

Se o seu vinho tiver mais do que 10 anos, recomendamos também o uso de uma fonte de luz (ex: vela ou lanterna). Se o vinho for mais recente, a fonte de luz pode ser dispensada.

Processo De Decantação Do Vinho
Créditos da imagem: SaporeDiVino
2º Passo – Utilização Do Berço

Para iniciar a decantação, a garrafa deve estar pousada no berço de decantação. Tal como mencionamos anteriormente, caso não tenha este utensílio em casa, deixe a garrafa na vertical durante umas horas. Opcionalmente, caso o seu vinho seja mais antigo, poderá acender a vela (ou outra fonte de luz) e posicioná-la por baixo da garrafa. Caso não se aplique, poderá avançar este passo.

3º Passo – Abertura Da Garrafa

Passamos então à abertura da garrafa (ainda no berço) delicadamente. É muito importante que seja feito com bastante delicadeza, pois quanto mais movimentar a garrafa, mais as borras se irão espalhar dentro da garrafa, e o resultado final não será o desejado. Com a garrafa já aberta, limpe o gargalo (a boca) da garrafa com o seu guardanapo de serviço de modo a remover eventuais resíduos.

4º Passo – Remover A Rolha

De seguida, remova a rolha com a garrafa na mesma posição. Use o olfato para detetar se existe algum defeito neste processo – não será difícil detetar, sentirá um cheiro estranho na rolha se for o caso. Volte a limpar o gargalo da garrafa após retirar a rolha, tal como procedemos na fase anterior.

5º Passo – Degustação Do Vinho
degustação de vinhos douro
Créditos da imagem: Del Vino Wine Club

Para iniciarmos a próxima fase, vire o vinho para o decanter (pouca quantidade) e gire durante alguns segundos. Passe esse mesmo vinho para a sua taça, volte a girar durante alguns segundos, e faça a prova. Sinta bem o olfato e os aromas, entenda se o vinho está pronto para ser servido ou não.

Caso não esteja, volte a virar o vinho da taça para o decanter para retirar sabores desagradáveis e os restantes resíduos do líquido, e volte a fazer a prova na taça.

Finalmente, quando sentir que o vinho está agradável, vire o vinho da garrafa para o decanter. Não se apresse, este processo deverá levar entre 1 a 2 minutos. Caso se aplique, mantenha a sua fonte de luz bem por perto para conseguir ver bem os resíduos sólidos na garrafa. Se não for o caso, ignore este passo também – tal como todos os passos que envolvem a fonte de luz. 

Após virar todo o líquido, gire o decanter suavemente e deixe o vinho “respirar” durante algum tempo. É essencial ter calma nestes últimos passos e deixar o tempo atuar. Recorde-se que, embora já tenhamos separado os resíduos do vinho límpido, a garrafa esteve fechada durante um longo período de tempo, logo é essencial que o deixe arejar. 

vinhos douro
Créditos da imagem: Vinholando

Resta apenas um passo – o mais esperado de todos: pode servir e apreciar o seu vinho!

Bom proveito!

Post a Comment

Restaurante Épico,
Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis, 122,
3720-256 Oliveira de Azeméis

968 158 606

(Chamada para a rede móvel nacional)

Horário:

Segunda, Terça e Quinta
12:00 – 15:00
19:00 – 23:00

Sexta e Sábado
12:00 – 15:00
19:00 – 24:00

Domingo
12:00 – 15:00

Quarta
Encerrado

Siga-nos!